.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Para onde caminhamos na educação?

As tecnologias evoluem muito mais rapidamente do que a cultura. A cultura implica em padrões, repetição, consolidação. A cultura educacional, também. As tecnologias permitem mudanças profundas já hoje que praticamente permanecem inexploradas pela inércia da cultura tradicional, pelo medo, pelos valores consolidados. Por isso sempre haverá um distanciamento entre as possibilidades e a realidade. O ser humano avança com inúmeras contradições, muito mais devagar que os costumes, hábitos, valores. Intelectualmente também avançamos muito mais do que nas práticas. Há sempre um distanciamento grande entre o desejo e a ação. Apesar de tudo, está se construindo uma outra sociedade, que em uma ou duas décadas será muito diferente da que vivemos até agora.
Aos poucos a escola se tornará mais flexível, aberta, inovadora. Será mais criativa e menos cheia de imposições e obrigações. Diminuirá sensivelmente a obrigação de todos terem que aprender as mesmas coisas no mesmo espaço, ao mesmo tempo e da mesma forma.

Nas escolas de educação básica predomina a mesmice, com um verniz de modernidade. Não basta colocar todas as crianças na escola, nem basta aumentar o número de horas dentro dela. Uma má escola, com mais tempo de permanência, continuará sendo uma má escola.

José Manuel Moran

Até quando iremos fechar os olhos para a evolução dos tempos?
Vamos fazer um reflexão sobre a indisciplina na escola?
Estamos falando a mesma linguagem de nossos alunos?
Só para refletir!
A atitude é individual, mas a responsabilidade é social!


Marise Brandão

Nenhum comentário: