.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Prêmio “O Alquimista"


Conte-nos seu sonho e concorra a prêmios inesquecíveis!
Além de experimentar novas sensações do universo poético através do Projeto "Corujão da Poesia", que leva músicos e escritores às escolas e partilha experiências em sala de aula, os alunos da rede estadual terão agora a oportunidade de concorrer ao Prêmio “O Alquimista”, criado em parceria com o Instituto Paulo Coelho e parte do projeto "TransVERSO e PROSA", da Secretaria de Estado de Educação.

O prêmio tem como objetivo estimular o apego à expressão pela palavra e à capacidade de sonhar dos nossos jovens, que deverão abordar o tema "O sonho que eu tenho coragem de sonhar" em no máximo 500 palavras, em qualquer gênero literário (poesia, prosa, conto) e seguir as etapas de inscrição no concurso.

O aluno que for considerado o "dono" do melhor “sonho” receberá do INSTITUTO PAULO COELHO, além de uma coleção completa e autografada de livros do autor, o prêmio em dinheiro de € 1.000,00, o certificado "O Alquimista" e, de presente, um vídeo feito pelo próprio Paulo Coelho, parabenizando a escola vencedora!

Ao final do Projeto, será publicado um livro com uma seleção dos textos concorrentes, sob o título de "TransVerso e Prosa - o sonho que eu tenho coragem de sonhar".

As inscrições vão até o dia 15 de novembro, por isso não perca tempo e coloque já o seu sonho no papel! Esse é o primeiro passo!

Participe!!!

Entre no Conexão Aluno e faça sua inscrição!!!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Secretaria de Estado de Educação abre pré-matrícula dia 25

Começa no dia 25 de outubro e segue até 28 de novembro de 2010 a pré-matrícula da rede estadual de ensino. As inscrições vão acontecer apenas pela internet, no site http://www.matriculafacil.rj.gov.br/ . O cadastro deve ser realizado por estudantes interessados em cursar o 6º ano do Ensino Fundamental; 1ª série do Ensino Médio; Fase VI do Ensino Fundamental - Educação de Jovens e Adultos (EJA) presencial; Fase I do Ensino Médio - EJA presencial; 1ª série do Ensino Normal – Formação de Professores; além da 1ª série do Ensino Médio integrado à Educação Profissional, nas seguintes unidades: C.E Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto, C.E Rei Alberto I, C.E Dom Pedro II, C.E Infante Dom Henrique e Centro Interescolar Miécimo da Silva.



Fonte: SEEDUC

EJA no projeto MPB

Professora Fernanda,desenvolvendo com seus alunos o projeto MPB.



Professora Darciana com os alunos participantes do OJE

A professora Darciana,aliada de várias equipes participantes do OJE, está sempre acompanhando seus alunos no LIE e os ajudando com os enígmas.
Parabéns as equipes e a professora!!!

sábado, 16 de outubro de 2010

MEC repudia declarações do candidato José Serra sobre o exame_ENEM

O Ministério da Educação lamenta profundamente que a cerca de 20 dias da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que movimentará sonhos e aspirações de 4,6 milhões de estudantes em todo o país, o assunto seja tratado de forma leviana pelo candidato à Presidência da República José Serra.

O candidato de oposição ao atual governo anunciou que quer acabar com o novo Enem, um projeto construído pela rede federal de educação superior, com a participação das 59 universidades federais e dos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, em todo o país.

Saiba mais detalhes clique aqui.

Fonte Portal MEC

Distribuição gratuita de livros infantis!

Distribuição gratuita de livros infantis! Veja como receber o seu!
O Banco Itaú está com uma iniciativa para estimular a leitura distribuindo oito milhões de livros infantis gratuitamente para crianças de todo o Brasil! Cada kit enviado contém quatro livros infantis: “O jogo da parlenda”, de Heloísa Preto; “Bem-te-vi e outras poesias”, de Lalau e Laura Beatriz; “Os três porquinhos” e “Lobisomem”. Para receber os livros na sua casa ou escola, é só preencher o cadastro pelo site www.lerfazcrescer.com.br. Os livros chegam sem qualquer custo e o único compromisso é repassar para outra criança depois de ler.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Dia do Professor

Santa Teresa de Ávila


Santa Teresa de Ávila ou Santa Teresa de Jesus (Gotarrendura, 28 de março de 1515 — Alba de Tormes, 4 de outubro de 1582) foi uma religiosa e escritora espanhola, famosa pela reforma que realizou no Carmelo e por suas obras místicas.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Dia do Professor em outros países:

Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.

World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro

Tailândia - 16 de Janeiro

Índia - 5 de Setembro

China - 10 de Setembro

México - 15 de Maio

Taiwan - 28 de Setembro

Argentina - 11 de Setembro

Chile - 16 de Outubro

Uruguai - 22 de setembro

Paraguai - 30 de Abril

Fonte: Portal da Família

terça-feira, 12 de outubro de 2010

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Wilson Risolia, novo secretário Estadual de Educação, fala sobre o Plano de Metas para a rede



Risolia aponta novos caminhos para a Educação do estado
6/10/2010 - 13h08
Por Guedes de Freitas
O novo secretário de Educação, Wilson Risolia, pretende fazer, nos próximos dias, um amplo trabalho investigativo na rede estadual de ensino, antes de apresentar formalmente seu plano de ação para reverter o atual quadro negativo do Ensino Médio do Estado do Rio, cujo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente a 2009, divulgado este ano, manteve a média de segunda pior nota do país: 2,8. Risolia, no entanto, já antecipou que vai criar um plano de metas para diretores, professores e alunos a partir do ano que vem, baseado no resultado da investigação a ser empreendida nos próximos dias.

A colocação do novo secretário foi feita, na manhã desta quarta-feira, no auditório do prédio anexo ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras. Em sua apresentação pessoal, em que traçou um perfil de profissional forjado na área econômica, com ampla experiência na gestão pública, Risolia credencia-se à missão de organizar e potencializar a pasta da Educação acenando com o sucesso de três anos e meio como diretor-presidente do RioPrevidência, quando modernizou o órgão e reduziu o tempo de concessão de benefícios de um ano para apenas 30 minutos.

– Quando aceitei este chamamento, não vim para o risco. Meu compromisso é tentar colocar o Rio de Janeiro numa posição relevante na educação – apostou Risolia.

O novo secretário pretende usar, na Educação, os critérios de potencialização de recursos humanos disponíveis, através da qualificação, como fizera no RioPrevidência, quando, segundo ele, reduziu um quadro ineficiente de cerca de 800 funcionários para outro de 300 altamente produtivo, por acreditar que nem sempre é a quantidade a causa principal do sucesso ou do fracasso de uma gestão. Por isso, relativiza dados como a quantidade de professores – hoje, com mais de 70 mil profissionais – e o ranking educacional.

– O principal não é conhecer esses números, é entender o que eles significam. Por que a nota foi ruim? Tem motivo isso. Esta é a variável relevante hoje. Não adianta ir atrás de um ranking se não conhecer qual o problema. Temos de atacar o problema para chegar aonde a gente pretende – projetou.

Risolia ressaltou os avanços protagonizados no setor por sua antecessora, Tereza Porto, ao elogiar o processo de informatização da rede estadual de ensino e da climatização das salas de aulas. Mas, apontou a direção em que pretende seguir: abrir duas agendas imediatas: uma administrativa e outra estruturante. A primeira é fazer um diagnóstico profundo da rede estadual de ensino, como explicou:

- Até por formação, tenho este vício de pensar a educação como negócio: estou sendo contratado para levar um negócio a um público e preciso saber se o meu produto é bom, como é que meu receptor, que é o aluno, está recebendo este produto - definiu.

Quanto à agenda estruturante, Risolia pretende estabelecer um plano de metas para diretores, professores e alunos com a previsão de bonificação para os méritos alcançados.

– Meritocracia é condição sine qua non para a vida. Então, vamos qualificar a rede estadual de ensino. Diretores e professores terão de estar preparados para exercer sua missão de forma adequada. E para isso vamos dar-lhes todo o apoio de infraestrutura. Mas, o que em finanças chamamos de taxa interna de retorno, esses profissionais vão ter de dar retorno. É uma relação de troca. Vamos continuar com o sistema de avaliações periódicas de alunos. Elas servirão como imput para um sistema de bonificação e premiação, a exemplo do que já é feito pela Segurança. Isso será anunciado ainda este ano - prometeu.

Se o plano de ação ainda depende da implementação dessas medidas iniciais, o novo secretário, porém, estabeleceu claramente a filosofia de sua gestão: adequar o ensino das escolas estaduais às demandas do estado.

– Quero formar o aluno para quê? Quem serão esses alunos amanhã? De que o estado necessita para esse ciclo de desenvolvimento que vive hoje? O que se espera desses jovens amanhã? Por isso, precisamos tratá-los de forma adequada desde agora. Essas duas agendas estão casadas com um propósito de longo prazo. No momento adequado, vamos mostrar o programa com esta sinergia completa – afirmou o secretário.

Risolia garantiu que a Secretaria de Educação não vai fazer contratação de professores, temporários ou não, enquanto não fizer o diagnóstico da situação da pasta.

Fonte Imprensa GOV RJ

Fórum SAERJ 2010 no Conexão Professor


A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro realizará no próximo mês de novembro a Avaliação Externa em Larga Escala - SAERJ. Esta avaliação será realizada em todas as unidades escolares da rede estadual que ofereçam Ensino Regular/EJA e abrangerá desde o 4º ano do Ensino Fundamental Regular até a 3ª série do Ensino Médio e fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos Presencial, além dos alunos do curso Normal. Também abrangerá os 45.755 alunos de 9º ano do município do Rio. Os testes avaliarão as competências e habilidades dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. Quer saber mais sobre o SAERJ 2010? Então clique aqui e participe desse fórum e tire suas dúvidas!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Nossa professora fala sobre o "Projeto OJE"

A professora Ana Lúcia Gomes dos Santos,aliada da equipe Lençóis Brancos avalia os resultados do projeto nesta equipe:

OJE para esses alunos, além do conhecimento, eleva a auto estima.
É visível a transformação de postura em sala de aula e na socialização na escola.
Sinto que estão mais confiantes, mais felizes, eles nunca tinham usado um computador, esta realidade era distante. Hoje os vejo diariamente no laboratório de informática educativa.
O projeto OJE está fazendo a inclusão digital também e meus alunos estão sendo incluídos no contexto da sociedade atual, com a inclusão proporcionado por este projeto.

Concurso Microsoft, "Sua aula bem na foto!"


Não fique fora desta, participe!
Microsoft Educação